24 de março de 2010

O PAPEL DO TEXTO NO ENSINO DA LÍNGUA

O texto é entendido como “toda unidade de produção de linguagem situada, acabada e auto-suficiente do ponto de vista da ação ou da comunicação” (Bronckart, 1999). O texto é o elemento básico com que devemos trabalhar no processo de ensino de qualquer disciplina. É através do texto que o usuário da língua desenvolve a sua capacidade de organizar o pensamento/conhecimento e de transmitir idéias, informações, opiniões em situações comunicativas. Produzir textos exige da pessoa o saber pensar, organizar ideias e escrever.

A aprendizagem da língua escrita não é uma herança biológica, mas sim cultural. Existem sociedades que escrevem e sociedades que não escrevem, embora todos tenham língua oral. Isto quer dizer que a língua escrita é uma criação social. Diferentemente da transmissão hereditária, que é o caso da linguagem oral, a escrita é um produto da cultura que só se transmite pelo ensino, ou seja, em geral por meio de uma intervenção social planejada para tal fim (Freire, 1998; Zorzi, 2002).

No processo de aprendizagem da língua, o uso do texto se faz importante, pois é uma forma de interação com o mundo e com as várias situações da língua portuguesa; nos proporciona a exposição de ideias, a criação de histórias e a aquisição de novos conhecimentos. Assim podemos concordar com Othon Garcia que diz “Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente ao criou ou não aprovisionou...”
A importância da linguagem como meio de comunicação social. O instrumento humano e social depende, na sua infinita reconstrução e mudança, das colaborações criativas, do acréscimo, por assim dizer, da contribuição individual e das mudanças coletivas. A língua é totalmente diversificada e repleta de novas e variadas situações de uso, sua aprendizagem envolve, além de aspectos culturais, múltiplas formas de aprendizagem, como o texto que se relaciona favoravelmente com o Ensino da Língua. Ele é um instrumento que fortalece e intensifica a aproximação do aprendiz com as várias possibilidades da língua portuguesa, possibilita novas formas de expressão e fortalece o conhecimento, destacamos a importância de que cada vez mais cedo precisamos utilizar o texto para formar alunos criadores de conhecimento e dominadores de sua própria linguagem como expressão de pensamento. Um dos aspectos levantados pelo texto é a importância da linguagem como meio de comunicação, pois se não formos entendedores de enunciados, tantos escritos como oral, como compreenderemos os enunciados do dia a dia, por exemplo. As variações de linguagens devem ser valorizadas, respeitadas e compreendidas no âmbito da aprendizagem. Além do estímulo ininterrupto à elevação do grau de letramento dos aprendizes e da prática da reflexão lingüística, cabe também ao professor de língua apresentar os valores sociais atribuídos a cada variedade lingüística. Em suma, o texto como ferramenta na aprendizagem e aquisição da linguagem.
O texto também nos possibilita refletir sobre a língua, redefinir posições na criação de conceitos, acrescentando ainda o valor da interação como possibilidade de conferir aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos atos lingüísticos. A linguagem, pois, como lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma dada situação de comunicação e em um contexto sócio-histórico e ideológico, se faz concretude através de discursos, materializados em gêneros textuais.
Segundo KOCK (2003) em prólogo de seu livro “Desvendando os segredos do
texto” questiona: “E o texto tem segredos?”, para em seguida, afirmar que se
se considerar o texto como lugar de interação de sujeitos sociais,
reconheceremos o texto como um construto histórico e social, complexo e
multifacetado, cujos segredos é preciso desvendar para compreender melhor
esse “milagre” que se repete a cada nova interlocução – a interação pela
linguagem.

Através dos textos podemos construir conceitos, facilitando a melhor compreensão da escrita,conhecer nossa língua e formular novos princípios sobre as diversidades da linguagem interagindo com a própria realidade.
Desse modo, consideramos ser consensual que todo processo de ensino-aprendizagem
tem como foco nuclear o texto, o que não constitui novidade , pois
há tempo, práticas e estudos, os mais diversos, agenciam este procedimento, ou
seja,o de considerar o texto como unidade de ensino da língua.

(texto escrito baseado em fontes ainda não disponibilizadas aqui)

21 de março de 2010

Ética

Muito discutida por todos, principalmente por quem pouco ou nada sabe sobre ela, a ética é algo que pode ser definida como “A teoria ou ciência do comportamento moral do homem em sociedade”, assim definiu Adolfo Sanchez Velasquez em seu livro Ética, da editora Civilização Brasileira em sua 30ª edição, publicado em 2008, página 23. Dissertaremos com base neste autor e em aulas da disciplina introdução à filosofia e ética na administração, do professor Msc Vladimir de Oliveira Mota.

Quando o senso comum fala em ética ou sobre o que é ético, na realidade, está se referindo à moral e sobre o comportamento moral. Então vamos por partes, definiremos o que é moral e a partir daí, entenderemos o que é ética. A moral trata dos problemas práticos do dia-a-dia, diz respeito aos nossos atos, sobre o que devemos fazer em determinada situação. Esse comportamento moral tem fundamento nos costumes e varia no tempo e no espaço, o que hoje é moralmente correto há alguns anos atrás não era aceito e o que defendemos aqui em nosso país certamente em outros lugares do mundo é inaceitável moralmente. Um exemplo muito utilizado é sobre a forma das mulheres se vestirem, observe que aqui mesmo no Brasil, há umas poucas décadas, não se admitia a maneira como as mulheres brasileiras contemporâneas se vestem, não era moralmente aceito, e, ainda hoje não o é em países muçulmanos, por exemplo. Já nascemos em uma sociedade em que suas práticas morais já existem, herdamos isso tudo como certo, como moralmente correto. Estas práticas dizem respeito à cultura, às tradições, ao folclore, à religião, etc.

A ética tem na moral o seu objeto de estudo. Ela tem origem na filosofia, e é um ramo dela que se desprendeu, ganhando assim, característica científica. Ao contrário do tempo em que somente a filosofia tratava a respeito da ética, quando tinha um caráter até mesmo especulativo, atualmente a ética tem ganhado contribuições das ciências sociais. Ela é universal e atemporal, ao contrario da moral. Sendo assim, as questões éticas não mudam. O que é um problema ético hoje, o era há 1000 anos e continuará sendo por todo o sempre, tanto aqui quanto na Finlândia. A moral não influencia a ética, mas, a ética pode influenciar a moral. Vejamos um exemplo da universalidade e da atemporalidade de um preceito ético que encontramos na Bíblia, o livro sagrado do cristianismo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mateus, capítulo 22, parte final do versículo 39. Observe que fazer o bem a outra pessoa da mesma forma como gostaria de ser tratado é algo que foi importante, é importante e sempre será importante. Não se aplica a isso o exemplo de um problema moral em que citamos há pouco, o exemplo das vestes femininas.

No filme Monstros S. A. vemos claramente exemplos de falta de ética por parte dos personagens Randall, o lagarto que trapaceia para vencer seu rival Sulley, o protagonista do filme e ainda o presidente da empresa, o Sr. Henry J. Waternoose que no final do filme declarou: “eu seqüestrarei mil crianças antes de deixar esta empresa acabar”. Para ele, está claro que o dinheiro, o poder, e a manipulação política estão acima de qualquer coisa, isso é completamente ao contrário do exemplo de ética que citamos, “Amarás o teu próximo...”

James C. Hunter, em “O monge e o executivo”, falando a respeito de liderança, aborda um princípio ético, mostrando que o amor é como nos comportamos em relação aos outros e não um sentimento, como o senso comum sugere.

O ato ético é um ato livre e tem seu início na necessidade que temos de definir nosso “valor supremo”, valor este que está no topo hierárquico e definirão os demais valores, este é o pensamento ético de Eduardo Abranches de Soveral, citado em uma compilação organizada por José Maurício de Carvalho. A questão ética é uma questão filosófica, ela abrange todo tipo de relação dos homens, não é específica de uma disciplina, mas, todos precisamos estudar e compreender seus princípios para utilizar tanto na administração quanto em qualquer lugar onde haja convívio social. A ética, de uma maneira geral, consiste em definir o que é o bom, e, partindo desta definição, vir a desenvolver um pensamento sistemático a respeito da ética. Nos dias atuais, falamos da aplicação da ética em vários setores: na administração (pública e empresarial), no direito, na comunicação, etc., porém, não nos esqueçamos que se trata da mesma coisa, só que aplicada em setores diferentes e que no fim das contas são todos estes setores a mesma coisa: a relação do homem em sociedade.

Fonte das pesquisas:

Velasquez, Adolfo Sanchez. Ética. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008, 30ª edição, P. 22 a 29.
Carvalho, Jose Maurício de. Problemas e teorias da ética contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, P. 352 e 352.
Hunter, James C. O monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2007, P. 87 e 88.

20 de março de 2010

Primeira Postagem

O que eu poderia dizer pra iniciar a minha primeira postagem nesse blog, ou mesmo, o que eu poderia postar?! Bem! Acho que não seja difícil escrever, mas acredito que seja um pouco intimidador escrever para outras pessoas, mas eu também acredito que posso contribuir um pouquinho para curiosos e fãs da língua e da literatura. Então vou começar com com um pequeno, mas de grande conteúdo poema de Manuel Bandeira , o qual analisamos em uma aula de literatura brasileira que diz assim:



Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
— Respire.
...................................................................................................................................................
— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
_____________________________________________________________________________________


A morte, uma certeza misteriosa da vida...

Manuel Bandeira retrata no poema a morte como acontecimento natural, no sentido em que a morte permanece sempre dentro da vida tendo na vida também o seu próprio fim. Por meio de uma linguagem simples e até mesmo cômica ele mostra a enfermidade transformando-a em algo sereno onde parte dos sintomas para o diagnóstico de morte. A morte, algo previsto naquele momento se juntava a sensação de que muitas coisas ficariam por fazer, talvez sonhos não realizados ou desejos frustrados.
Ai vem a última oportunidade:
“— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.”
Esses versos mostram o diagnóstico de morte dado pelo doutor e também uma sugestão, a qual mostra a oportunidade de ainda aproveitar o pouco tempo que lhe resta e fazer algo diferente.


A temática característica do autor em relação ao poema Pneumotórax apresenta uma visão desiludida e irônica da vida, mostrando uma melancolia profunda que gera, às vezes, uma visão surrealista com final inesperado ou um desejo de mudança.

16 de março de 2010

CÓDIGO DA VIDA (SAULO RAMOS)

Terminei de ler o livro , que esta aqui ao lado, é um belo livro. Como fala minha companheira de Blog, a Carol, todo livro é um bom livro. Afinal é o parceiro que nos faz companhia durante um tempo em nossos dias, porem esse do Dr Saulo pode ser colocado bem acima da média dos bons livros.
Ele é um eximio contador de historias, e este livro é recheado delas, são muitas, sobvre os mais variados temas, porem ganha destaque a sua participação nos governos brasileiros, especiualmente durante a constituinte. periodo de ouro do governo Sarney.
Saulo se diz um menino do interior, que nunca poderia sonhar em "chegar tão longe", e chegou longe, pra sorte dos milhões de brasileiros, afinal ele ajudou de forma expontânea a fazer uma constituição um pouco mais justa do que a maioria dos deputados queria ( ou saberia fazer).
O livro vale muito ser lido, aconselho le-lo com calma, pois ele tem um "esqueleto" fino, ou seja uma historia de um processo que dura todo o livro, porem ela é cortada a todo instante por outras historias que servem como uma reflexão da vida do autor.
Em um destes momentos em que ele conta a sua propria vida esta a única poesia do livro, por falar nela, la ele conta como a fez, o que já é outra historia....
irei transcreve-la, é um doce momento do livro.


"Sobre o muro em ruinas
uma roseira em flor"
( Vicente de carvalho)

Este pequeno texto de Vicente , inspirou o Saulo a compor a seguinte poesia pra sua 3ª esposa , a Eunice.

A PRIMEIRA VEZ

           Afinal deu-se comigo:
           nasceu a orquídea no velho tronco,
           floriu a hera no muro antigo.
           Nem o pavor de ser ridículo
           impede-me de amar,
           pois é a primeira vez que amo
           porque sinto o mesmo desassosego susto
           da primeira vez que amei.
           Amar pela primeira vez agora
           é igual a qualquer primeira vez antiga,
           mas esta primeira vez, no fim da vida,
           é a primeira vez mais querida,
           parece mais primeira do que as outras
           é, pela primeira vez,
           tenho a certeza, que me faltou antes,
           a de ser a última primeira vez.




6 de março de 2010

BEBA ÁGUA EM JEJUM ! ! !

Recebi este arquivo via e-mail, achei interessante e deixo-o aqui no Blog na esperança que possa animar alguem a beber mais agua, beber mais e de forma mais eficiente, não tenho conhecimento suficiente para "assinar" as dicas do texto, mas vale a pena a leitura.




Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...

Um cardiologista diz que se todos os que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar. Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores. Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.

Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....

Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças:

Dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.

A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.

Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!

Para quem gosta de beber água fria.

Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.

Nota muito grave - perigoso para o coração:
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo...

Sejamos cuidadosos e vigilantes.

Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência...
Um cardiologista diz que se todos os que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.